Quem tem um comércio está sempre em busca de melhores resultados de vendas, afinal, é isso que mantém a empresa financeiramente saudável e permite que ela cresça.
Conquistar novos clientes é um dos caminhos para vender mais, mas ele não é o único. Ações que ajudam a aumentar o ticket médio do e-commerce têm um custo menor e podem ser a chave para um negócio mais lucrativo.
O ticket médio corresponde à média de todas as compras feitas em uma loja, calculada a partir da divisão do faturamento pelo número de vendas realizadas no período e é um importante indicador do desempenho de todo comércio.
Se você quer ver o faturamento e o lucro da sua loja virtual crescer sem se tornar refém da aquisição de novos clientes, este artigo é ideal para descobrir como aumentar o ticket médio dela. Nele, você vai encontrar detalhes sobre estas sete dicas:
- entregue atendimento personalizado;
- conheça bem seu público-alvo;
- ofereça frete grátis a partir de certo valor de compra;
- fidelize os clientes;
- aplique estratégias de cross selling e up selling;
- crie kits de produtos;
- diversifique os meios de pagamento.
1. Entregue atendimento personalizado
Para aumentar o valor das compras que os clientes fazem na sua loja, além de oferecer bons produtos e preços competitivos, é fundamental entregar um atendimento personalizado e de excelência.
Dar ao cliente sugestões e dicas de produtos complementares que tenham a ver com sua preferência e supram às suas necessidades é um grande diferencial no mercado e pode levar à compra de mais itens e ao aumento do valor final das vendas.
2. Conheça bem seu público-alvo
Se você quer vender mais, seja conquistando novos clientes ou aumentando o ticket médio do seu e-commerce, precisa saber muito bem qual é o perfil das pessoas que compram o que você oferece: o que elas buscam, precisam, desejam?
Apenas conhecendo seu público é que será possível entender o que é importante para ele e, assim, oferecer os produtos e as condições que podem levá-lo a gastar mais na sua loja.
3. Ofereça frete grátis a partir de certo valor de compra
Como alguém que vende pela internet, você deve saber que as condições de frete têm alto impacto na finalização das compras e que o custo da entrega é uma das principais razões para abandono de carrinho.
Para evitar perder uma venda e ainda estimular que o seu cliente compre mais, vale oferecer frete grátis a partir de determinados valores. Só fique atento para não ter prejuízo, calcule muito bem a partir de qual valor uma venda compensa a não-cobrança da entrega.
4. Fidelize os clientes
Fidelizar clientes é vantajoso para qualquer tipo de negócio, isso porque clientes fidelizados:
- custam de 5 a 7 vezes menos do que novos clientes, segundo Philip Kotler, um dos gurus do marketing;
- de acordo com um estudo da Bain&Company, tendem a comprar até 67% mais;
- ainda segundo o mesmo estudo, ajudam a tornar a empresa mais lucrativa — aumentar a taxa de retenção em 5% pode elevar a lucratividade do negócio em até 95%.
Diante disso, trabalhe para reter seus clientes: ofereça atendimento diferenciado e entregue vantagens exclusivas para quem escolher sempre comprar de você, isso fará muito bem para as finanças do seu e-commerce.
5. Aplique estratégias de cross selling e up selling
Para quem quer saber como aumentar o ticket médio da loja, entender e aplicar estratégias de cross e up selling pode ser uma das melhores alternativas para melhorar os resultados das vendas.
O cross selling é a prática de oferecer produtos relacionados ao que o cliente está comprando. Já o up selling é a ação de oferecer uma versão mais cara do mesmo produto ou maior volume daquele produto que ele já compra.
Quem tem um e-commerce de eletrônicos, por exemplo, pode sugerir para o cliente que está comprando um fone de ouvido sem fio incluir na compra um carregador portátil, ou oferecer um modelo mais caro de fones.
6. Monte kits de produtos
Montar kits e combos de produtos relacionados e vendê-los conjuntamente é outra estratégia muito eficiente para quem está pensando em como aumentar o ticket médio da loja.
Por exemplo, se você tem um e-commerce de produtos de beleza, uma opção, por exemplo, é montar kits com shampoo, condicionador, creme de tratamento e leave in, assim, estimula os clientes a levarem mais itens de uma só vez e aumenta o valor médio das compras.
7. Diversifique os meios de pagamento
Quem tem um e-commerce sabe que a falta de formas de pagamento impacta no fechamento das compras e também no valor final dos pedidos. Não oferecer facilidade como uma modalidade de pagamento que permita o parcelamento das compras é um grande problema e pode fazer sua loja perder muito dinheiro.
Para não sofrer com isso, esteja de olho nas necessidades dos clientes e nas novidades do mercado. Inovações como o Pix Parcelado permitem ao lojista oferecer uma forma de pagamento muito cômoda para o público e super vantajosa para o negócio.
Com o Pix Parcelado da Pagaleve, por exemplo, o consumidor parcela suas compras mesmo sem ter cartão de crédito, e o lojista não corre riscos de inadimplência ou fraudes.
Gostou das nossas dicas de como aumentar o ticket médio na sua loja virtual? Esperamos que elas ajudem a melhorar os resultados da sua empresa. E se você quiser conhecer mais sobre o Pix Parcelado acesse nossa página: https://www.pagaleve.com.br/varejistas/