Chargeback é o nome dado para as devoluções em uma transação financeira. Ele já está entre os maiores problemas enfrentados por quem tem um e-commerce, pois representa perdas financeiras.
Quando isso ocorre, o negócio perde o valor da transação original, além de ter que arcar com taxas e penalidades adicionais. Portanto, se o problema ocorrer com frequência, isso pode representar uma perda significativa de receita.
Neste artigo você vai entender melhor o que é o chargeback e, principalmente, como evitar os prejuízos no seu e-commerce!
O que é chargeback?
Chargeback é o termo utilizado para se referir a uma reversão de uma transação financeira feita com cartão de crédito ou débito. Isso geralmente ocorre quando um cliente contesta uma compra que foi feita em sua conta sem a sua autorização, ou quando ele não recebe o produto ou serviço solicitado. Isso é muito frequente em casos de clonagem de cartões de crédito e fraudes.
Esse processo de reembolso começa quando o cliente contesta a compra diretamente com o emissor do cartão de crédito ou débito. Sendo assim, essa empresa deve reverter a transação, retirando o valor da compra da conta do vendedor e devolvendo o dinheiro para o cliente. Entretanto, em muitos casos (e principalmente quando há uma fraude não identificada ou justificada), quem arca com esse prejuízo é o próprio varejista e não o adquirente, o que gera gastos adicionais ao lojista.
Por isso, é importante que os varejistas contem com métodos de pagamentos que assumam fraudes, por exemplo
Quem paga o chargeback?
Quando isso acontece, o estorno do pagamento é realizado pelo emissor do cartão de crédito ou débito, que devolve o valor da compra para o cliente. No entanto, muitas vezes o lojista é responsável por pagar a transação revertida mais uma taxa de processamento do chargeback para o emissor do cartão.
Essa taxa varia de acordo com a bandeira do cartão e com a instituição financeira envolvida. Além disso, o vendedor pode ser penalizado se o número de chargebacks em sua conta ultrapassar determinado limite.
Por isso, é importante que os lojistas tomem medidas para prevenir fraudes e contestem os chargebacks que consideram injustos, apresentando evidências para comprovar que a compra foi legítima e autorizada pelo cliente.
Como evitar prejuízos no seu negócio?
Se você pretende evitar prejuízos com chargeback no seu negócio, pode tomar algumas medidas com antecedência. Confira:
1. Sistema antifraude
O sistema antifraude é uma ferramenta importante para evitar chargebacks e outros tipos de fraudes em transações financeiras, especialmente se for online. Esse mecanismo utiliza algoritmos e inteligência artificial para analisar e identificar possíveis transações fraudulentas, como o próprio nome já diz.
Portanto, você pode optar pela solução para detectar e prevenir fraudes em transações, como análise de risco, detecção de padrões suspeitos e verificação de endereço.
2. Tenha uma boa política de reembolso e devolução
Uma política clara de devolução e reembolso pode ajudar a evitar chargebacks, pois estabelece expectativas claras para o cliente e reduz o risco de mal-entendidos.
Quando o comprador sabe exatamente quais são as condições de devolução e reembolso em caso de insatisfação com o produto ou serviço, ele é menos propenso a solicitar esse tipo de coisa sem antes tentar resolver a situação com a loja.
Essa política clara de devolução e reembolso inclui informações como:
- prazos para solicitação de devolução ou reembolso;
- condições para devolução do produto, como o estado em que o item deve ser devolvido;
- procedimento para solicitação de devolução ou reembolso;
- prazo para que o pedido seja efetuado.
3. Tenha opções de contato fáceis
Fornecer um bom atendimento ao cliente, respondendo rapidamente a quaisquer dúvidas ou reclamações e resolvendo os problemas, é um dos passos mais importantes para evitar insatisfação e, consequentemente, chargeback.
Quando você disponibiliza canais fáceis de contato as pessoas se sentem mais seguras e podem resolver pendências com você antes de pedir, de fato, o reembolso.
4. Ofereça outras formas de pagamento
Ter mais formas de pagamento no seu negócio, como o Pix e Pix Parcelado, também ajuda a evitar os chargebacks.
Com o PIX, por exemplo, a transação é realizada diretamente entre as contas do comprador e do e-commerce, sem a necessidade de intermediários, o que reduz o risco de ter problemas.
Além disso, essa forma de pagamento oferece recursos de segurança para transações, como a autenticação do dispositivo utilizado pelo comprador e a verificação de informações como o CPF ou CNPJ do pagador e do recebedor.
Outro método de pagamento é o Pix Parcelado, que possibilita que o consumidor parcele as suas compras sem juros e sem ter um cartão de crédito.
Então, se você pretende saber mais sobre o assunto como uma maneira de evitar prejuízos e ainda ter outras vantagens, veja com mais detalhes como funciona o Pix Parcelado e tire suas dúvidas!
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