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Como Aumentar Suas Vendas Na Black Friday

7 de novembro de 2024

A Black Friday é uma das maiores oportunidades para o varejo aumentar as vendas. Confira o artigo para saber como aproveitar ao máximo essa data.

Segundo estudo divulgado pelo Estadão, cerca de 80% dos brasileiros fazem pesquisa de preços para compras na Black Friday. Sendo assim, para converter essas intenções em vendas, é importante se planejar para aproveitar esse evento ao máximo.

Afinal, só em 2022, a Black Friday movimentou R$ 6,1 bilhões no e-commerce brasileiro, segundo dados da Neotrust. Já para 2024, espera-se um aumento de até 8% no faturamento, impulsionado pela flexibilização das formas de pagamento e pela maior adesão do público ao parcelamento via Pix.

Continue a leitura para conferir dicas imperdíveis para aumentar as vendas na Black Friday:

Invista no planejamento estratégico para a Black Friday

Investir no planejamento estratégico para Black Friday de maneira antecipada é indispensável para maximizar as suas vendas e se destacar em meio a concorrência. Afinal, ela é a última grande oportunidade de vendas antes do Natal.

Além disso, a estratégia garante que você tenha tempo o suficiente para criar uma estratégia completa, visando a atração de mais clientes.

Defina metas e analise o comportamento de compra do público para ajustar o mix de produtos e focar nos itens mais desejados e com maior potencial de venda. Isso é importante, pois, de acordo com pesquisas, mais de 70% dos consumidores brasileiros planejaram suas compras com antecedência para a Black Friday em 2023.

A revisão do estoque é uma prioridade a fim de evitar a falta de produtos durante o evento, a frustração dos clientes e a perda de vendas. Por isso, garanta que os itens com maior demanda estejam disponíveis em quantidade suficiente e negocie com os fornecedores, com antecedência para evitar rupturas em cima da hora.

Além disso, é fundamental que a sua operação logística esteja preparada para o aumento no volume de vendas, desde a capacidade de processamento de pedidos até eficiência na entrega.

Uma estratégia eficiente para a Black Friday é organizar promoções combinadas, como descontos progressivos que incentivam compras de maior valor. Por exemplo: você pode oferecer descontos maiores à medida que o cliente adicionar mais produtos ao carrinho, o que aumentará o ticket médio.

Prepare uma comunicação eficaz

A comunicação da empresa e o atendimento ao cliente não apenas durante a Black Friday devem ser claras, atraentes e estratégicas, destacando as promoções de maneira direta e de fácil entendimento.

Para isso, você pode utilizar gatilhos psicológicos, como o de urgência e o de escassez, que motivam uma compra imediata, por meio de termos como “por tempo limitado” e “estoque reduzido”.

Essa estratégia aumenta consideravelmente as chances de conversão, pessoalmente em eventos como a Black Friday, em que o consumidor já está predisposto a comprar algo.

Além disso, a comunicação precisa ser direcionada para os canais certos, seja por e-mail marketing, redes sociais ou banners no site. Utilizar chamadas curtas impactantes, acompanhadas de visuais atraentes, ajuda a captar a atenção do cliente em meio a uma avalanche de ofertas.

Crie experiências de compra inovadoras

Muitas vezes, o fator decisivo para uma conta não está no preço de um produto, mas sim na experiência que a empresa consegue entregar ao consumidor, independentemente da data comemorativa.

Pensando principalmente em e-commerces, a otimização do site para mobile é fundamental, já que dados do Google mostram que, em 2023, 60% das compras online durante a Black Friday foram feitas via smartphones, reforçando a importância de um site otimizado para mobile.

Por isso, investir em um site responsivo e rápido e garantir que a navegação seja simples e eficiente ajuda a evitar impedimentos que levem ao abandono do carrinho. Além disso, a usabilidade mobile deve ser pensada para facilitar a busca de produtos, a visualização de ofertas e a finalização da aquisição em poucos cliques.

Já para as lojas físicas, a inovação pode vir por meio de experiências interativas, como vitrines digitais, caixas de autoatendimento e promoções personalizadas via QR code. A integração entre os mundos online e offline, chamada de omnichannel, também é uma estratégia poderosa, permitindo que o cliente compre no site e retire na loja, por exemplo.

Ofereça formas de pagamento flexíveis, como o Pix Parcelado

Muitas pessoas querem comprar na Black Friday, porém não encontram formas de pagamento que se adaptem à sua realidade financeira no momento. Para evitar essa objeção, você pode investir em formas de pagamento flexíveis, como o Pix Parcelado.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 2024 será marcado pelo crescimento das transações via Pix, que já representa mais de 20% das compras online. O Pix Parcelado, em particular, tem se destacado como uma solução eficiente para consumidores que buscam fugir do cartão de crédito, especialmente para compras de alto valor.

Para o varejista, essa forma de pagamento também é benéfica, pois além de atrair consumidores que não tenham limite no cartão, o Pix Parcelado também reduz o risco de inadimplência e fraude, já que todo o risco é responsabilidade da Pagaleve.

Leia também: 7 dicas para melhorar a experiência do cliente em seu e-commerce

Como vimos até aqui, é possível aumentar suas vendas na Black Friday com inovação e adoção de formas de pagamento eficientes. Para saber mais sobre o assunto, conheça as vantagens do Pix Parcelado para seu e-commerce.

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