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Conheça os Erros no seu E-commerce Que Você Não Pode Cometer

28 de junho de 2024

Leia o artigo e conheça os erros de e-commerce mais críticos e saiba como evitá-los para impulsionar seu negócio on-line com segurança e eficácia.

Quer evitar erros no seu e-commerce? Isso é fundamental para impulsionar o sucesso do seu negócio. 

Continue a leitura e entenda mais sobre a importância de evitar falhas comuns que podem impactar negativamente um comércio on-line.

Quais são os erros em e-commerce mais comuns cometidos pelos varejistas?

Há vários erros cometidos por varejistas no e-commerce, mas os principais incluem preços e taxas de envio não competitivos, falta de formas de pagamento atrativas e descrições de produtos insuficientes ou incorretas. 

Esses erros, sendo frequentes, podem essencialmente minar a confiança dos clientes, resultando em perda de vendas e reputação. Por exemplo, preços não competitivos podem afastar os consumidores em busca de melhores ofertas, enquanto descrições de produtos ruins ou incorretos podem acabar levando à desistência da compra por falta de informações, ou até mesmo a devolução e insatisfação dos clientes.

7 erros no e-commerce que você não pode cometer de jeito nenhum!

Alguns erros no e-commerce têm um impacto significativo e devem ser evitados a todo custo para garantir o sucesso do seu negócio on-line. Você viu alguns dos principais, agora, conheça outros e entenda quais práticas evitar:

Ignorar a importância de uma experiência de usuário otimizada

Um site precisa ser organizado, rápido, intuitivo e elegante, caso você queira promover maiores vendas. Dê atenção a esses aspectos para não perder clientes durante o acesso ao seu e-commerce. 

Você pode medir e melhorar a experiência do usuário das seguintes formas:

Falhas na gestão de estoque

Outro dos erros de e-commerce é falhar na sua gestão de estoque, pois é fácil negligenciar o estoque quando se trata do comércio eletrônico. Então, dê atenção especial às mercadorias e seu devido registro para não ter problemas logísticos.

Utilize as seguintes dicas de como melhorar a gestão de estoque:

Não utilizar SEO e estratégias de marketing digital

Não adianta ter uma presença on-line que não é sequer notada. Não perca a chance de divulgar seu site online e, se possível, faça boas parcerias para ganhar visibilidade.

Algumas práticas de SEO indicadas para e-commerce são: 

Descuidar do atendimento ao cliente

A forma com que sua empresa lida com o cliente define a maneira como seu varejo será visto pelo público. Desta forma, invista no treinamento dos seus funcionários e exija que eles prestem um serviço de qualidade.

Por exemplo, respostas rápidas e personalizadas mostram que você valoriza cada cliente individualmente e pode resolver suas questões de maneira mais eficiente.

Além disso, ofereça suporte ao cliente através de vários canais, como e-mail, telefone, chat ao vivo e redes sociais. Isso permite que os clientes escolham o método de comunicação que lhes é mais conveniente, aumentando a satisfação e a lealdade.

Não ter uma política clara de devoluções

É preciso que seus clientes compreendam quais os prazos e as condições do produto/serviço para solicitar a devolução/estorno do dinheiro. Além disso, se sua mercadoria não puder ser trocada, é importante deixar isso claro. Apenas se lembre que sua política de devolução precisa ser condizente com o código de defesa do consumidor.

Leia também: Chargeback: o que é e como evitar prejuízos em seu negócio

Não oferecer condições de pagamento inovadoras

Como falamos, ter métodos de pagamentos atrativos é um dos erros mais comuns. 

Não se limite apenas ao cartão de crédito, pois as pessoas podem, inclusive, ter medo de comprar com o cartão on-line. Por isso, é vantajoso oferecer o método de pagamento PIX e, principalmente, o Pix Parcelado (que irá suprir a questão do parcelamento do cartão de crédito).

Ignorar a segurança do site

A segurança de um site é importante para a segurança e credibilidade da sua empresa. Afinal, ataques cibernéticos estão cada dia mais frequentes e, além de te dar prejuízos financeiros, minam a confiança do seu público.

Quer continuar lendo mais sobre o tema? Então diminua os erros no e-commerce vendo também nosso artigo sobre checkout seguro para saber mais do assunto e não cometer essa falha no seu comércio.

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