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Educação Financeira x Comportamento do Consumidor — Qual a Influência?

21 de junho de 2024

Descubra o impacto da educação financeira no comportamento do consumidor e veja como uma boa gestão financeira pode melhorar seu e-commerce.

Você sabe o que é educação financeira e como ela influencia na vida do seu consumidor e até do seu e-commerce?  Você sabia, por exemplo, que a longevidade do seu e-commerce pode depender dela? Continue a leitura e entenda mais sobre a relação entre a educação financeira e o comportamento do consumidor.

H2: Qual a relação entre educação financeira e comportamento do consumidor?

Quer entender como esse tipo de educação interfere nas escolhas de compra e faz toda diferença no orçamento? Confira abaixo e entenda como essas informações podem ser usadas a favor do seu e-commerce.

H3: Maior taxa de conversão

Os consumidores educados financeiramente têm maior clareza sobre suas necessidades e sua capacidade de pagamento e, consequentemente, têm a tendência a se endividar menos.O conhecimento em educação financeira – mesmo que mais básico – resulta em decisões de compra mais maduras e aumenta as taxas de conversão para o varejo, uma vez que há menos hesitação e mais confiança nas transações realizadas. Por exemplo, um consumidor que entende o real valor de um produto de alta qualidade e tem consciência de sua capacidade financeira tende a realizar a compra sem hesitar, confiante de que está fazendo o melhor investimento.

H3: Fidelização de clientes

Consumidores que gerenciam bem suas finanças tendem a ser muito mais leais às marcas que oferecem produtos e serviços de qualidade, pois a maturidade financeira auxilia no orçamento final e permite realizar esse tipo de escolha. 

Dados da YouGov Profiles, uma plataforma especializada em pesquisa de mercado online, mostram que brasileiros com 55 anos ou mais têm uma probabilidade estatisticamente maior de se considerarem em uma situação financeira estável (46,1% vs. 43,5%) e estão mais dispostos a pagar por produtos de qualidade (54,1% vs. 52,8%).

Entretanto, esses consumidores valorizam não apenas a qualidade dos produtos e serviços, mas também aspectos como o custo-benefício e a transparência nas práticas comerciais. 

Isso significa que mesmo aqueles que optam por produtos mais acessíveis podem se tornar clientes fiéis se perceberem que estão fazendo escolhas inteligentes de compra. Portanto, a fidelização pode ocorrer em todos os segmentos de preço, desde que as marcas atendam às expectativas e necessidades dos consumidores de maneira consistente e satisfatória.

Uma dica é investir em comunicação que reforcem o custo-benefício dos produtos. Destaque como os produtos oferecem um bom retorno sobre o investimento e a transparência nas práticas comerciais. 

Por exemplo, suponha que você venda eletrodomésticos. No seu e-commerce, você pode criar uma seção chamada “melhor custo-benefício” onde você destaca produtos que oferecem alta qualidade por um preço acessível.

H3: Menores taxas de devolução e reclamações

A educação financeira consegue reduzir compras por impulso, que frequentemente levam a arrependimentos e devoluções. Isso resulta em menos operações logísticas reversas e também menor número de reclamações para o varejo.

H3: Aumento do ticket médio

Consumidores que possuem maior controle sobre suas finanças, geralmente, se sentem mais confortáveis para fazer investimentos maiores em produtos de maior valor agregado, resultando em aumento do ticket médio das compras.

H2: Como o Pix Parcelado pode auxiliar na educação financeira e na lealdade do consumidor?

O Pix Parcelado da Pagaleve, é uma ferramenta de pagamento inovadora que permite pagamentos em 4x quinzenais sem juros ou em 6 vezes mensais com juros, sem a necessidade de utilizar cartão de crédito. O meio de pagamento não apenas facilita a gestão financeira dos consumidores, mas também fortalece a lealdade deles com o seu comércio, criando uma relação de confiança e responsabilidade. 

Ao oferecer um parcelamento sem cartão de crédito, o Pix Parcelado oferece uma experiência de compra mais consciente, evitando o endividamento desnecessário e contribuindo para a educação financeira dos seus consumidores. 

Dessa forma, ajudando a manter o equilíbrio financeiro sem comprometer a liquidez mensal e auxiliando os clientes a entenderem a importância de gerenciar suas finanças pessoais e valorizarem ferramentas que permitem uma compra mais planejada e sem surpresas de juros exorbitantes, reduzindo o risco de endividamento.

Já para os varejistas, ao oferecer uma forma de pagamento favorável e justa, eles conseguem construir uma base de clientes mais leal e satisfeita, Uma vez que o Pix Parcelado facilita essa percepção ao ter uma alternativa de reduzir juros, que muitas vezes são um ponto de descontentamento em compras parceladas tradicionais. 

Além disso, oferecer uma ferramenta como o Pix Parcelado pode reduzir chargebacks, pois os consumidores que escolhem essa forma de pagamento geralmente avaliam melhor sua capacidade de pagamento antecipadamente. Isso fortalece a lealdade dos clientes com o seu comércio. Desta forma, todos saem ganhando. Agora que você já entendeu como a educação financeira do consumidor pode impactar positivamente nas decisões de compra e o papel do Pix Parcelado neste processo, explore mais sobre como essa ferramenta está revolucionando as práticas de pagamento no nosso artigo Pix Parcelado Como Forma de Pagamento — Entenda a Aceitação do Consumidor.

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