Descubra o que é a estratégia omnichannel e entenda como ela ajuda a potencializar os resultados do seu negócio na internet
O maior desafio para vender mais em muitas empresas é otimizar o caminho entre o cliente e o seu produto. Por isso, é importante investir não só no produto, mas também em sua divulgação e no atendimento oferecido aos clientes. Um dos métodos mais eficazes para alcançar essa meta é implementar uma estratégia omnichannel.
Considerando a quantidade de canais de comunicação disponíveis hoje para o consumidor, conseguir integrar todos eles é fundamental. Especialmente se você pretende alcançar um público mais diverso.
Para ajudar a entender melhor o assunto, neste conteúdo explicamos para você:
- O que é uma estratégia omnichannel;
- Qual a diferença entre omnichannel, multichannel e cross channel;
- Quais os motivos para investir em uma estratégia omnichannel;
- Como implementar a estratégia omnichannel no seu negócio.
O que é uma estratégia omnichannel?
Omnichannel pode ser traduzido como “todos os canais”. E nessa estratégia, os diversos meios de comunicação de uma empresa são integrados, formando um “todo”, com o objetivo de oferecer um melhor atendimento e uma experiência diferenciada para o usuário.
Na prática, a ideia é que todos os pontos de contato entre a empresa e o público sejam igualmente importantes na atração, nutrição e conversão de clientes. Se uma venda ou um atendimento foi iniciado pelo site, por exemplo, a comunicação pode continuar por telefone, e-mail ou pelas redes sociais, sem interrupção ou atraso.
E, mais importante: com a integração dos canais, o agente de atendimento pode acessar o histórico do cliente, assim, elimina-se o risco do consumidor ter que repetir sua solicitação a cada vez que troca de canal, por exemplo.
Qual a diferença entre estratégia omnichannel, multichannel e cross channel?
Outros dois tipos de estratégia comuns hoje são o multichannel e o cross channel, os quais muitas vezes são confundidos com o omnichannel. Porém, há algumas diferenças fundamentais entre eles.
No multichannel, são usados diferentes canais de atendimento, mas cada um atua de forma independente, sem integração entre eles. Já no cross channel, dois canais são usados de forma conjunta, sendo o primeiro passo em direção a uma estratégia omnichannel.
Por que investir em uma estratégia omnichannel? 4 motivos para o seu negócio
Se for bem implementado, o omnichannel pode trazer diversos benefícios para sua empresa. Veja aqui alguns dos principais deles.
1. Promover uma melhor experiência de compra
A função principal do omnichannel é garantir uma experiência de compra positiva para o público. Com todos os canais integrados, o cliente pode utilizar cada um deles da forma que achar mais conveniente.
Como resultado, é possível estabelecer um contato mais próximo e ágil com o público e, assim, aumentar as chances de venda e de fidelização no longo prazo.
2. Ampliar o alcance da marca
Utilizar diversos canais de atendimento também ajuda a alcançar um público mais amplo com a sua marca. Considerando que diferentes perfis de clientes fazem uso de inúmeros canais de comunicação, saber como utilizá-los de forma eficiente também proporciona mais oportunidades de contato e de negócios.
3. Otimizar o uso dos recursos da empresa
Uma estratégia omnichannel também é muito útil do ponto de vista da eficiência. Como os canais são usados em conjunto, você pode aplicá-los de forma eficaz, extraindo o máximo de rentabilidade.
4. Reunir mais informações sobre o público
Outro bom motivo para adotar o omnichannel é aprender mais sobre seu público-alvo. O uso dessa estratégia auxilia na coleta de dados sobre os hábitos de consumo e sobre quais são os canais de comunicação mais utilizados pelo perfil de cliente do negócio, por exemplo. Essas informações são bem úteis na hora de refinar suas ações de marketing e venda.
Como implementar a estratégia omnichannel no seu negócio?
Adotar o omnichannel em sua empresa exige algum preparo, mas não é um processo tão difícil quanto parece. Aprenda alguns passos importantes.
Mapeie a jornada de compra
Um bom ponto de partida é entender o caminho feito pelo cliente até fechar uma venda. Para isso, você precisa definir os possíveis pontos de contato iniciais e as possibilidades do cliente para fechar uma venda.
Escolha os canais a serem utilizados
Uma estratégia omnichannel não precisa necessariamente utilizar todos os canais disponíveis. Afinal, alguns deles podem ser irrelevantes para o seu público-alvo. O importante é que, entre os utilizados, todos possam ser aproveitados ao máximo como parte do seu planejamento.
Defina metas
Outro aspecto importante em qualquer estratégia de vendas é ter metas bem claras. Quantos clientes você pretende captar? Quer aumentar a taxa de conversão em quantos por cento? Há um prazo já definido para atingir suas metas? Todas essas questões influenciam o seu planejamento.
Use ferramentas adequadas para integrar seus canais de comunicação
Claro, não seria possível ter uma estratégia omnichannel sem integrar os canais de comunicação. Para isso, você precisa de uma plataforma adequada, na qual possa administrar seus contatos de forma eficiente.
Acompanhe os resultados
Não se esqueça de acompanhar seus indicadores de performance. São eles que indicam se o seu planejamento foi efetivo para alcançar suas metas.
Como dito ao longo do texto, é possível alcançar mais consumidores e aumentar as chances de fechamento de negócios com diversos canais de atendimento que se comunicam. Isso aumenta a satisfação e eleva as possibilidades de fidelização de clientes.
Com uma estratégia omnichannel, você consegue aproveitar ao máximo o contato com o público. Basta explorar suas possibilidades e utilizar seus canais de forma mais eficiente.
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