Veja quais são as principais formas de pagamento para oferecer em seu varejo online e como ganhar mais com isso
Formas de pagamento: saiba como escolher a melhor para sua loja virtual
Permitir que a sua loja disponibilize várias formas de pagamento para os clientes é uma estratégia que torna o seu negócio mais competitivo em relação a concorrência e mais atrativo para os consumidores. Dessa forma, você tem acesso a mais pessoas e consegue oferecer meios de pagamento que se adequem a vários grupos diferentes
Por exemplo, há quem prefira comprar com cartão de crédito, mas existem aqueles que não têm acesso a esse tipo de pagamento. Se você não oferece outra possibilidade, acaba perdendo o cliente.
Mas com tantas opções no mercado, qual seria a melhor forma de pagamento para o seu negócio? Leia o artigo para saber como escolher a ideal para sua loja!
Como escolher as melhores formas de pagamento para o e-commerce?
É fácil entender a importância de oferecer múltiplas formas de pagamento, mas escolher quais usar no seu negócio pode ser um pouco mais complicado. Afinal, como decidir? Quais critérios analisar antes de bater o martelo sobre qual o melhor meio?
Confira abaixo alguns elementos que vão te ajudar a tomar essa decisão!
Custo das operações e riscos envolvidos
Um ponto fundamental é saber quanto cada forma de pagamento vai custar e se há riscos atrelados. Mesmo se aquele método parecer ótimo para o seu negócio, é importante entender se você tem o orçamento suficiente para cobrir os gastos com essa operação. Portanto, faça a comparação de quanto vai custar implementar cada meio.
Experiência do consumidor
As formas de pagamento também precisam oferecer uma boa experiência para o cliente. Afinal, queremos que ele volte, certo? Isso envolve assegurar que a plataforma usada seja simples, rápida, segura e intuitiva fazendo com que a pessoa pague com tranquilidade e de forma rápida.
Um exemplo disso são sites que permitem a compra com um clique, que salvam a forma de pagamento para quando o cliente voltar a comprar, não tenha a necessidade de preencher tudo novamente.
Quais os melhores meios de pagamento do mercado?
Agora que você já sabe como escolher as formas de pagamento da sua loja online, veja a seguir exemplos que podem ser utilizados em e-commerces e venda mais.
Pix
O Pix é uma ferramenta de pagamento instantâneo desenvolvida pelo Banco Central e que está em vigor desde novembro de 2020. Ele permite que façam transferências bancárias sem taxas e sem valor mínimo, facilitando as transações entre as pessoas.
O sistema até então é usado por 71% dos brasileiros (dados 2022) e já possui mais de 380 milhões de chaves cadastradas, de acordo com o Banco Central.
Pix Parcelado
Você sabia que também existe o Pix Parcelado? Usando a plataforma do Pix, algumas fintechs desenvolveram o parcelamento que não necessita de cartão de crédito. Uma delas é a Pagaleve, que oferece uma possibilidade rápida para seus clientes comprarem a prazo, sem juros e em parcelamento em 4 vezes (no plano quinzenal) .
Entre os benefícios, os varejistas vendem mais – uma vez que atendem a mais gente – aumentam a sua taxa de conversão assim como o ticket médio, já que, com a forma de pagamento, os consumidores podem levar mais itens considerando que não pagarão a compra à vista.
Ou seja, esta é uma modalidade que traz benefícios tanto para o consumidor — que poderá fazer compras sem precisar de um cartão de crédito e ainda parcelar, no plano quinzenal, em quatro vezes o valor — quanto para o varejista, que terá essa solução prática, que contribui para gerar mais receita para o negócio.
Cartão de crédito
Um dos mais utilizados pelas pessoas em compras pela internet. Os cartões de crédito são formas de pagamento que permitem ao consumidor adquirir produtos e serviços à prazo.
Apesar da popularidade desse meio de pagamento, é importante atentar-se para as taxas de juros dependendo de quantas parcelas o consumidor escolher. Bem como se preocupar com o consumismo sem consciência e com o parcelamento de faturas, por exemplo. Algumas pessoas acabam perdendo o controle ao usar o cartão e acabam ficando inadimplentes por conta disso.
Uma desvantagem desse método para os varejistas é que podem ter muitos custos com taxas de maquininhas e o repasse do valor da compra é em média de 30 dias. Caso o varejista precise do dinheiro antes desse prazo, ele precisa fazer uma antecipação de recebíveis, o que gera um custo extra a ele.
Nesse sentido, o Pix Parcelado acaba sendo a melhor escolha para o seu e-commerce, certo? Já pensou em adotar esse recurso para o seu negócio?
Leia o artigo da Pagaleve sobre o pagamento via pix para saber mais sobre essa forma de pagamento e os benefícios que ela pode trazer para sua empresa e seus clientes!