O mercado de e-commerce vive em constante evolução e crescimento e, cada vez mais, busca facilitar a vida do consumidor. Isso faz com que as pessoas comprem com maior frequência. Veja neste artigo as principais tendências do mercado.
De acordo com uma pesquisa realizada pela ABComm e veiculada pelo Portal E-commerce Brasil, mais de 55% dos brasileiros realizam compras online pelo menos uma vez por mês.
Neste artigo, conheça as principais novidades para o e-commerce nos próximos anos!
Inteligência Artificial (IA)
O e-commerce pode utilizar inteligência artificial (IA) de diversas formas para melhorar a experiência do usuário, aumentar as vendas e otimizar processos internos.
A tecnologia está em constante evolução e, à medida que mais dados são coletados, a IA se tornará cada vez mais sofisticada, oferecendo soluções ainda mais avançadas para os varejistas.
Conheça alguma das principais maneiras do mercado de e-commerce utilizar a inteligência artificial:
Chatbots
Chatbots alimentados por IA podem ajudar a resolver problemas e responder a perguntas dos clientes em tempo real, melhorando a satisfação do consumidor, e reduzindo o tempo de espera ou o tempo em que ele teria a resposta para a sua dúvida ou pergunta. Além disso, também contribui para que o atendimento humano consiga focar em tickets mais complexos e analíticos.
Otimização de preços
Algoritmos podem ser usados para analisar dados de preços do mercado, permitindo que os varejistas ajustem os valores para maximizar os lucros e a conversão.
Detecção de fraude
A inteligência artificial pode identificar transações suspeitas e atividades fraudulentas imediatamente, o que aumenta ainda mais a sua eficiência em auxiliar o mercado de e-commerce e, consequentemente, proteger o lojista.
Omnicanalidade
Não é segredo que os consumidores de hoje esperam ter uma experiência de compra fácil e integrada, independentemente do canal ou dispositivo que escolham para interagir com uma empresa.
A adoção da omnicanalidade permite que os varejistas ofereçam essa experiência sem maiores problemas, unificando seus canais online e offline. Ao comprar de maneira facilitada, aumentam as chances do cliente se fidelizar com a loja.
Trabalhar com diversos canais também permite que as empresas coletem dados dos consumidores — sempre conforme a LGPD — de todos os meios. Com isso, entendem o comportamento dos clientes e conseguem utilizar essas informações para personalizar a experiência de compra, criando ofertas únicas e direcionadas para cada pessoa.
Além disso, trabalhar com a omnicanalidade permite que as empresas aumentem sua eficiência operacional, melhorando a visibilidade e o controle de seus estoques e atendimentos. Nesse sentido, e-commerce e lojas físicas podem operar juntos para otimizar o inventário e garantir que os produtos estejam disponíveis onde e quando os clientes precisarem.
Voice commerce
O voice commerce, também conhecido como v-commerce, é uma forma de comércio eletrônico em que os consumidores podem fazer compras usando comandos de voz em assistentes virtuais, alto-falantes inteligentes e dispositivos móveis.
A tecnologia de reconhecimento de voz permite que os usuários naveguem por catálogos de produtos, adicione itens ao carrinho de compras e concluam transações sem precisar usar um teclado ou mouse.
Com o aumento da popularidade dos assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon, o Google Assistant e a Siri da Apple, as empresas estão começando a reconhecer o potencial do voice commerce como um canal de vendas.
Além disso, a solução é particularmente atraente para os consumidores que têm dificuldade em usar a tecnologia tradicional de comércio eletrônico, como as pessoas com deficiência visual ou as pessoas com mobilidade reduzida.
Recommerce
O recommerce, também conhecido como comércio de segunda mão, é uma tendência crescente, em que as empresas compram e vendem produtos usados ou recondicionados. Essa prática se tornou mais popular nos últimos anos por uma série de razões, especialmente pela condição socioeconômica das pessoas terem diminuído.
Algumas das maiores vantagens desse meio de comércio são:
- lucratividade, pois permite que as empresas vendam produtos usados por um preço melhor;
- sustentabilidade, por promover a reutilização de itens, reduzindo o desperdício e o impacto ambiental.
Pix Parcelado
O Pix Parcelado é uma nova tendência que veio para ficar. Por oferecer uma forma de pagamento a mais para facilitar a compra, traz diversas vantagens tanto aos consumidores quanto aos lojistas que aderem à solução.
Agora que você conheceu as principais tendências para o mercado de e-commerce nos próximos anos, saiba como funciona o Pix Parcelado para poder se aprofundar mais no assunto e começar a oferecer esse meio de pagamento em seu e-commerce!