lock icon

Segurança: A Pagaleve não envia SMS nem WhatsApp solicitando os seus dados.

Saiba mais
Voltar

Pix vs Boleto: quem está ganhando mais espaço nos hábitos do brasileiro?

3 de janeiro de 2024

Entenda porque existe essa “disputa” Pix vs Boleto e veja como seu e-commerce pode se adaptar aos novos comportamentos de compra

Entenda porque existe essa “disputa” Pix vs Boleto e veja como seu e-commerce pode se adaptar aos novos comportamentos de compra

Pix vs boleto: quem ganha essa batalha atualmente? Muitos lojistas ainda acreditam que aquele brasileiro que não gosta de usar o cartão de crédito, tem preferência pelo boleto bancário. 

Afinal, boletos e crediários possuem uma grande tradição em solo nacional. No entanto, desde a chegada do Pix, em 2020, esse cenário tem se alterado de forma bem rápida. 

Por isso, lojistas que não oferecem pagamento em Pix acabam perdendo clientes. Entenda melhor sobre essa realidade!

Pix vs Boleto: os números não mentem

Afinal, quem está ganhando essa disputa? De acordo com o Banco Central, o Pix assumiu a liderança entre os meios de pagamento no país já no quarto trimestre de 2021. Ou seja, durante esse período, foi a forma de pagamento mais usada, superando até mesmo cartões de débito e crédito.

Segundo os dados do Banco Central (BC), nos últimos três meses de 2021, a quantidade de transações com Pix somou R$ 3,89 bilhões no Brasil. Esse número é 34% a mais do que no trimestre anterior.

Além do formato tradicional de pagamento por Pix (como uma transferência bancária imediata), a plataforma do Pix já vem sendo utilizada também para produtos inovadores, como é o caso do Pix Parcelado.

Ou seja, oferecer o pagamento via Pix vai de encontro com as tendências de consumo e ainda dá novas possibilidades para os consumidores. 

Por que o boleto bancário está perdendo espaço?

Uma das grandes vantagens que Pix e boleto compartilham é a facilidade de pagamento: o consumidor não precisa de conta em banco e, em alguns casos, até consegue um desconto.

Porém, o boleto conta com algumas desvantagens significativas para os clientes, como a demora na confirmação do pagamento, que pode levar até três dias úteis.

Uma das consequências disso é o aumento da chance de desistência do consumidor, por exemplo. Isso porque, como o pagamento não é feito no ato da compra, o cliente tem tempo para pensar sobre a aquisição e, muitas vezes, acaba abrindo mão do produto. Além disso, também é comum o consumidor se esquecer de pagar aquele boleto.

Por outro lado, com o Pix,  os consumidores podem contar com benefícios como:

Assim, na disputa ‘Pix vs Boleto’, o Pix consegue sair na frente em praticidade, simplicidade, segurança e rapidez. 

Pix parcelado como inovação

O Pix Parcelado se mostra como um meio de pagamento que aproveita as vantagens da plataforma Pix e ainda traz a inovação do Buy Now, Pay Later (compre agora, pague depois), já muito popular fora do país e que tem ganhado espaço no Brasil.

Com o Pix parcelado da Pagaleve o cliente consegue dividir a compra no Pix sem cartão de crédito. No caso do parcelamento quinzenal, o consumidor tem a sua compra dividida em 4 vezes, paga a primeira parcela no ato da compra e as outras três parcelas a cada 15 dias. 

Esse benefício aumenta a chance do cliente de fechar a compra, pois sabe que poderá fazer o parcelamento mesmo sem ter um cartão de crédito, por exemplo. 

Além da rápida popularização do Pix e das novidades citadas, os lojistas devem se atentar às outras questões que mostram por que essa modalidade tem se sobressaído quando comparada ao boleto bancário. 

Pix parcelado da Pagaleve é a solução para seu negócio!

Uma forma de pagamento que vem sendo inserida por muitos e-commerces é justamente o Pix parcelado, que permite ao cliente parcelar suas compras sem juros mesmo sem ter um cartão de crédito. 

Essa facilidade da Pagaleve consegue aumentar a conversão de vendas em até 40%  e atrair um público mais jovem que não gosta de usar o meio de pagamento tradicional. Assim, o lojista não perde a sua venda e o consumidor consegue aproveitar muitos mais sem pagar nada a mais por isso. E-commerces que não adotam uma forma de pagamento como o Pix parcelado, que esteja alinhada com tendências de mercado e com novos hábitos de consumo, principalmente da geração Y e Z, inevitavelmente vão ficar para trás.

Fique por dentro do Pix Parcelado da Pagaleve e não deixe de oferecer esse método de pagamento aos seus clientes.

Baixe o app da Pagaleve

Consulte suas compras e parcelas, gere o código Pix e receba novidades em primeira mão.

qr_code