O aumento da taxa de conversão significa mais vendas e resultados melhores. Neste artigo, saiba como fazer isso no seu e-commerce!
Taxa De Conversão: Saiba Como Aumentar A Do Seu E-commerce
Com o aumento de lojas e volume de clientes e a evolução constante do comércio eletrônico, é fundamental que as empresas estejam buscando maneiras de aumentar as vendas em seus sites. Isso reflete diretamente na taxa de conversão, que é a porcentagem média de visitantes que fazem determinada ação, como:
- comprar;
- deixar informações pessoais em formulários;
- se inscrever em uma lista de e-mails.
Dependendo da atividade da empresa e da sua ação de marketing e vendas, o negócio determina diferentes taxas de conversão.
No artigo a seguir, veja algumas dicas para ajudar a aumentar a taxa de conversão em seu e-commerce!
Facilite o processo de compra para o cliente
Uma das principais razões pelas quais as pessoas abandonam o carrinho de compras é a complexidade do processo para concluir a compra do produto. Certifique-se de que essa etapa seja fácil e intuitiva, com poucos passos para a finalização.
Para isso, você pode fazer com que os botões sejam claros e visíveis e que as informações do produto estejam completas e precisas, além do carregamento de página, que deve ser rápido e ágil.
Além disso, utilize a tecnologia para agilizar o processo, permitindo que os clientes salvem suas informações de pagamento e endereço para compras futuras. O objetivo é tornar as etapas mais rápidas e fáceis possíveis, para incentivar o consumidor a finalizar o pagamento e retornar no futuro.
Otimize a página de checkout
A página de checkout é o ponto crítico onde os visitantes decidem se vão ou não concluir a compra. Para otimizá-la, é importante eliminar, na medida do possível, todas as distrações desnecessárias, como banners publicitários e links de navegação.
Ainda, certifique-se de que os campos de preenchimento estejam bem organizados e que poucos sejam obrigatórios.
Outro ponto essencial é ter certeza de que a página de checkout esteja responsiva, funcionando bem em dispositivos móveis e desktops.
Por fim, você pode adicionar informações de segurança, para aumentar a confiança do cliente, e incluir um resumo claro e preciso do pedido, para que o consumidor saiba exatamente o que está comprando e quanto está pagando.
Faça promoções de fretes grátis e dê descontos
Uma das maiores barreiras para as compras on-line é o custo da entrega. Portanto, oferecer frete grátis é uma excelente maneira de aumentar a taxa de conversão em um e-commerce.
Se não for possível oferecer essa opção, dê descontos no frete para compras acima de um determinado valor. Além disso, promoções para produtos populares podem incentivar os clientes a concluírem a compra.
Priorize a qualidade das imagens dos produtos
As imagens são parte essencial de qualquer site de comércio eletrônico. Portanto, utilize fotos de alta qualidade, que mostrem o produto de forma clara e precisa. Certifique-se também de que as imagens sejam grandes o suficiente para que os clientes possam ver os detalhes do item.
Além disso, poste fotos adicionais de diferentes ângulos e detalhes, para ajudar os clientes a terem uma ideia melhor do que estão comprando.
Use as avaliações dos clientes ao seu favor
As avaliações de clientes são uma ótima maneira de aumentar a confiança do novo consumidor em relação ao seu produto. Mas, para coletar esses depoimentos, você deve incentivar as pessoas a deixarem suas opiniões reais após realizarem uma compra.
Você pode fazer isso por meio de um e-mail solicitando feedback sobre a compra, com um questionário simples, por exemplo.
Utilize o remarketing
O remarketing é altamente eficaz para aumentar a taxa de conversão em um e-commerce, porque permite que o site acompanhe o comportamento do cliente e exiba anúncios personalizados com base em suas ações anteriores.
Isso significa que se uma pessoa colocar um produto em seu carrinho de compras mas não finalizar a compra, o site pode exibir um anúncio personalizado desse item para incentivá-lo a retornar e concluir a compra.
Além disso, o remarketing pode ser usado para exibir anúncios de produtos relacionados aos que o cliente já visualizou ou comprou no passado, aumentando as chances de conversão.
A estratégia também é eficaz porque atinge pessoas que já estão familiarizadas com a marca e os produtos, tornando mais provável que eles voltem e comprem novamente. Ao exibir anúncios personalizados e relevantes para o cliente, o remarketing pode ajudar a fidelizar novos consumidores.
Trabalhe com diversas formas de pagamento
Oferecer vários métodos de pagamento é fundamental para aumentar a taxa de conversão em um e-commerce. Para isso, é preciso trabalhar com as mais populares, como:
- cartão de crédito,;
- boleto bancário;
- Pix.
Além disso,você deve oferecer métodos de parcelamento para além dos cartões de crédito, como o Pix parcelado, que tem o potencial de aumentar as vendas.
O parcelamento por Pix tem facilitado e trazido inúmeros benefícios tanto aos varejistas quanto aos consumidores, que têm uma nova possibilidade de pagamento para facilitar suas compras.
Mas se você ainda não sabe do que se trata essa nova solução, conheça mais sobre o parcelamento via Pix e veja as vantagens de adotar no seu comércio online!