O pix para e-commerce permite que a sua loja virtual tenha uma diversificação de pagamentos, favorecendo a empresa e o consumidor. Saiba mais!
Pix para e-commerce: por que toda loja virtual deve apostar nessa tendência?
O Pix para e-commerce é uma tendência que só tende a crescer. De acordo com uma pesquisa da Gmattos, em maio de 2022, essa forma de pagamento já havia alcançado 74,6% de aceitação, número quatro vezes maior em comparação ao ano anterior. O estudo também aponta que essa modalidade pode, inclusive, ser mais utilizada do que o boleto nos próximos anos, e chegar cada vez mais perto do cartão de crédito.
Essa evolução é significativa, considerando que o Pix foi lançado em novembro de 2020. É normal que leve um tempo até todas as lojas implementarem esse método, porém esse crescimento já mostra que este é um meio que está conquistando a maioria dos brasileiros. Principalmente o Pix Parcelado, que oferece mais benefícios para o consumidor.
Portanto, quanto antes as lojas passarem a oferecer esse método de pagamento, maiores serão suas vendas. Veja a seguir os motivos para implementar o Pix para e-commerce na sua loja online!
Motivos para oferecer Pix para e-commerce como forma de pagamento à prazo
Desde o surgimento do Pix, muitas empresas passaram a oferecer esse método como forma de pagamento para os consumidores. Isso porque ele facilita as transações entre pessoas físicas e também entre clientes e as empresas.
Seja por meio do Pix QR Code ou das chaves — que podem ser uma combinação aleatória, telefone, CPF ou e-mail —, os pagamentos agora são mais simples, rápidos e fáceis de realizar. Inclusive, após o surgimento do Pix, surgiu também o Pix Parcelado, forma de pagamento que utiliza o Pix como plataforma e que possibilita que os consumidores fazem compras parceladas sem cartão de crédito.
Se a sua loja online ainda não disponibiliza o Pix para e-commerce, confira abaixo alguns motivos pelos quais é interessante implementá-lo no seu negócio.
Diversificação de pagamentos
Muitas pessoas não têm acesso ao cartão de crédito, seja porque não conseguem aprovação de crédito ou porque evitam esse método com medo do endividamento. Ao oferecer o Pix para e-commerce, na sua versão que permite parcelamentos, você consegue atender a essa gama de consumidores. Sendo assim, a diversificação torna-se um diferencial que atrai um público maior para o seu negócio.
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (CNC), 28,7% das famílias brasileiras encontram-se com dívidas. E o cartão de crédito é o principal responsável por isso. Portanto, alguns consumidores acabam ficando sem poder utilizar mais essa forma de pagamento até quitar essas pendências.
O Pix e o Pix Parcelado permitem que esses clientes possam fazer aquisições sem precisar do cartão e sem comprometer o lojista, já que a confirmação de pagamento é feita de forma instantânea.
Sem riscos
Fintechs como a Pagaleve isentam qualquer custo ou preocupação que o varejista possui com inadimplência ou chargeback. Tudo isso é responsabilidade da startup. Assim, se o seu cliente não concluir o pagamento do plano, a Pagaleve assume 100% o risco
24h de disponibilidade
Outro motivo pelo qual o Pix para e-commerce deve ser implementado na sua loja online é porque esse serviço fica disponível 24h por dia, a semana inteira, o tempo todo. O mesmo não se pode dizer de transferências como TED, DOC e do boleto bancário. Com isso, é bem mais vantajoso para o lojista contar com um serviço que é imediato e que funciona sempre, até em feriados.
Sua loja online já disponibiliza o Pix para e-commerce como forma de pagamento para os clientes comprarem a prazo? Se ainda não, considere adicionar essa facilidade. Além de beneficiar os clientes, essa pode ser uma estratégia muito lucrativa para o seu negócio.
Continue lendo o blog da Pagaleve para conhecer também as vantagens de oferecer o parcelamento via Pix!